NOSSA HISTÓRIA

O MINISTÉRIO

O Ministério de Acólitos Santa Quitéria foi formado na década de 60, mas com o passar dos anos e com as mudanças litúrgicas e paroquiais, passou por momentos de altos e baixos no Serviço ao Altar, sendo reformado pelo Pároco Pe. José Luiz Sauer Teixeira e pelo Acólito Jorge Lopes, no ano de 2013.

É um Ministério de Acólitos Não Instituídos, os quais, conforme as normas da Igreja tem autonomia para desempenhar todas as funções de um Acólito Instituído, com exceção de distribuir a Sagrada Comunhão aos Fieis e Realizar a Purificação dos Vasos Sagrados, salvo quando solicitados extraordinariamente “Ad Hoc” pelo Presidente da Celebração.

O Ministério foi reformado com 12 candidatos ao Acolitato, os quais receberam a Investidura no dia 10 de Novembro, em missa Solene na Igreja Matriz Santa Quitéria, tornando-se Acólitos da Paróquia Santa Quitéria. Com o tempo e o testemunho destes jovens e homens fieis, outros sentiram o chamado ao Acolitato e atualmente o Ministério conta com 26 integrantes entre jovens solteiros e homens casados.

O Ministério de Acólitos Santa Quitéria é composto somente por homens a partir de 15 anos de Idade, oriundos da Comunidade ou da Pastoral dos Coroinhas da Paróquia. Apesar de estarem diretamente relacionados, o Ministério de Acólitos e a Pastoral dos Coroinhas possuem estruturas e coordenações próprias devido o caráter do apostolado de cada um. Um coroinha não se torna acólito só porque está muito velho para ser Coroinha, até porque não existe uma idade máxima para ser coroinha. Um Acólito é Acólito por vocação acompanhada de muito estudo, maturidade e preparação para o Serviço ao Altar, razão esta pela qual o Ministério é aberto a todos os homens da Paróquia que estejam em perfeita comunhão com a Igreja Católica.

Acólito Jorge Lopes